Rampa que fica no alto da Serra da Bocaina , acesso pela cidade de São José do Barreiro, que tem estrada por Resende/RJ e Silveiras/SP. Visual do voo fascinante, se ficar bem alto, poderá avistar o mar.

Local: São José do Barreiro – Parque da Bocaina – SP
Altitude: 1.700 m
Desnível: 1.200 m
Quadrante: NO-N-SE
GPS: GPS:  22°42’19.42″S /  44°38’14.24″W
Decolagem: Natural gramada, área enorme para decolagem de vários parapentes ao mesmo tempo, no topo da Serra, o carro chega bem perto, a uns 150m de uma trilha. A estrada de São José do Barreiro até a rampa agora esta toda conservada e com vários trechos já asfaltado, dá para ir com carro de passeio sem problema algum.
Pouso: Amplo por toda a frente da rampa, região de morrotes, requer também atenção, preferencialmente na dúvida pousar na parte superior dos morros..
Nível: Intermediário, recomendado para pilotos com alguma experiência, com térmicas fortes se comparado a Visconde de Mauá, região muito montanhosa e com cobertura de mata, recomendável sempre voar acompanhado.
Dicas: Deixar o carro na praça da cidade e arrumar um resgate, ou ir com carro próprio caso tenha alguém para descer o carro. O resgate local é fácil, arrumar camionetes de aluguel que levam até 6 pilotos de uma só vez.

 

 

Fotos da Rampa e do alto:
 rampa-sjb-2  rampa-sjb-5
 rampa-sjb-1  rampa-sjb-3
 rampa-sjb-4  rampa-sjb-6