Rampa descoberta em 2010, com belíssimo visual, ao lado da Pedra do Camelo,  próximo a divisa entre RJ e SP na serra, acesso  pela estrada do Sertão do Hortelã. Com grande potencial de voo, com térmicas fortes e muito bom na época do inverno.

Local: Bananal-SP, divisa com Rio Claro-RJ
Altitude: 1.200 m
Desnível: 600 m
Quadrante: NO-N-SE
GPS: GPS: 22°42’51.47″S /  44°11’37.65″W
Decolagem: Natural gramada, bem inclinada, localizada em um venturi, um parapente por vez. Ao sair da estrada a rampa fica a uns 300m por caminhada em uma trilha.A rampa requer atenção na decolagem, devido ao seu vento forte e inclinação, check nas linhas redobrado.
Pouso: Amplo por toda a frente da rampa, região de morrotes, requer também atençao, preferêncialmnte na dúvida, pousar na parte superior dos morros..
Nível: Intermediário, recomendado para pilotos com alguma experiência, com térmicas fortes se comparado a Visconde de Mauá.
Dicas: Deixar o carro no bar que fica loga na entrada da estrada de terra, do Sertão, e pegar uma carona para a rampa. Estrada de terra bem ingrime e com condições precárias, recomendado subir com carro 4×4 devido a alguns trechos.

 

A rampa fica entre os dois morros altos da primeira foto, demais vista do alto nas proximidades:
 ramap-do-lima-4  ramap-do-lima-3
 ramap-do-lima-2  ramap-do-lima-1
 rampa-do-lima-6  rampa-do-lima-5